+351 21 924 98 51         itg@itg.pt      Sintra (sede)    Coimbra    Porto      Algarve      P. Delgada      Funchal

Reservatórios de Ar Comprimido (RAC)

  • Por definição, de acordo com a ITC (Instrução Técnica Complementar) publicada pelo Despacho nº 1859/2003 entende-se como recipiente, sujeito a uma pressão interior maior do que a atmosférica, exclusivamente destinado a conter ar e eventuais produtos da condensação deste mesmo ar ou a conter, simultaneamente, um líquido e ar em contacto direto ou separados por um diafragma (vulgarmente designado por recipiente hidropneumático).

    Neste âmbito, o ITG realiza as inspeções iniciais, intercalares e periódicas aprova projetos de reparação/alteração de RAC de classe de perigo A, B e C ESP tal como previsto no DL nº 90/2010 e na respetiva ITC.

    Neste âmbito, o ITG realiza as inspeções iniciais, intercalares e periódicas a ESP superficiais, recobertos e enterrados, aprova projetos de reparação/alteração, assim como alterações/reparações a que sejam sujeitos de acordo com o disposto no DL nº 90/2010. Realiza ainda os ensaios:

    Periodicidade de inspeções:

    • Inspeção intercalar - 3 em 3 anos
    • Inspeção periódica - 6 em 6 anos

    Nota: A inspeção periódica pode ser substituída por uma inspeção intercalar desde que a anterior aprovação tenha sido feita com base numa inspeção periódica realizada há menos de seis anos.

    Coordenador:

  • Miguel Santos (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Acreditações

  IPAC18

 dgert png