+351 21 924 98 51*(Chamada para a rede fixa nacional)   itg@itg.pt  

História

2020

2020

RUBIS ENERGIA Acompanhamento de segurança em obra e requalificação de esferas de gás no Terminal da Rubis-Faro.
2017

2017

Participação no congresso AEGPL
2009-2012

2009-2012

Governo de Angola (Ministério dos Petróleos)
2009

2009

Governo de Angola (Ministério dos Petróleos)
2008

2008

REN GASODUTOS Projeto da 1ª estação de compressão de gás portuguesa
2007-2016

2007-2016

GALPENERGIA E REN Fiscalização e supervisão de construção de cavernas para armazenagem de gás natural.
1997

1997

Passa a designar-se definitivamente como ITG - Instituto Tecnológico do Gás
1993

1993

Assume a representação portuguesa no ICGTI /AIE - Centro Internacional de Informação Tecnológica do Gás da Agência Internacional da Energia.
1992

1992

Estabelece protocolos de cooperação para investigação e desenvolvimento com laboratórios do estado (INETI) e universidades (ISEL e IST)
1982

1982

Torna-se membro da UIIG -União Internacional da Indústria do Gás e da Marcogaz - Associação dos Distribuidores de Gás canalizado dos países da União Europeia
1980

1980

A APGPL, pelos serviços prestados ao País no sector dos combustíveis, é reconhecida como uma entidade de utilidade pública
1977

1977

A APGPL torna-se membro da AEGPL - Associação Europeia de GPL
1976

1976

É criada a APGPL - Associação Portuguesa de Gases de Petróleo Liquefeito pelas empresas petrolíferas implantadas em Portugal

Qualidade

A Direção da Qualidade, é responsável pela gestão do Sistema Integrado de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança. É da responsabilidade deste departamento a gestão de todos os sistemas de reconhecimento e acreditação detidos pelo ITG:

  Acreditações e reconhecimentos:

 

  • Organismo de inspeção (NP EN ISO 1720)
  • Instalações e redes de distribuição de gás (EIG)
  • Instalações de combustíveis (EIG)
  • Equipamentos sob pressão transportáveis (diretiva 2010/35/UE e ADR)
  • Equipamentos sob pressão (diretiva 2014/68/UE)
  • Entidade Formadora (DGERT E ADENE)
  • Veja a nossa Política de Qualidade e de Segurança

       ipac17   DGERT

Diretora da Qualidade:

Sandra Barreiros (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

 

Normalização

  Em 1990 o ITG foi reconhecido pelo IPQ como organismo de normalização sectorial (ONS), nas áreas de Produtos Petrolíferos e Gases Combustíveis: 

  • Produtos petrolíferos, lubrificantes e afins e biocombustíveis líquidos (CT 38): Métodos de ensaio (SC1); Especificações (SC2) e Biocombustíveis (SC3)
  • Gases combustíveis
    • Distribuição (CT 100)
    • Transporte e Armazenamento (CT 101)
    • Utilização (CT 102)
    • Contagem (CT 106)

  

  Participação nas seguintes comissões técnicas internacionais:

 

 

Responsável: João Ferreira (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Elemento de ligação IPQ (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 

Política Sustentabilidade

 

 Através da sua Política de Sustentabilidade, o ITG põe em prática o compromisso com o desenvolvimento sustentável, através dos seguintes princípios:

 

  1. Associar os objetivos financeiros à responsabilidade social e ambiental, procurando alcançar a qualidade competitiva, através do desenvolvimento de processos mais eficientes, procedimentos técnicos mais limpos, de forma a satisfazer as expectativas de clientes, colaboradores, associados, comunidade e fornecedores;
  2. Manter uma postura ética e transparente em todas as suas atividades e em todos os locais onde opera, através da subscrição de todos os seus colaboradores do Código de Ética e Valores;
  3. Gerar valor, empregos, conhecimento técnico para as comunidades onde presta o serviço e para os países onde opera, proporcionando formação técnica específica, acolhendo estagiários que posteriormente são integrados na empresa, dando possibilidade aos seus colaboradores de participarem em fóruns de partilha de informação onde se encontram envolvidas várias entidades relevantes;
  4. Demonstrar responsabilidade social através da participação ativa em organizações humanitárias, apoio à comunidade, investimento nas condições de higiene, saúde e segurança dos seus colaboradores;
  5. Promover o uso responsável dos recursos naturais, principalmente o consumo de combustível utilizado nas deslocações;
  6. Contribuir para o desenvolvimento da cidadania por meio de ações de valorização da educação e do conhecimento, através da realização de seminários gratuitos abertos à comunidade, informação disponibilizada através da newsletter trimestral e do site;
  7. Promover o respeito pelo ambiente, identificando os impactes associados à atividade, estabelecendo metas e objetivos, monitorizando os indicadores definidos, minimizando os consumos e aumentando a reciclagem dos resíduos produzidos.

 

 

Código de Ética

 

Código de Ética e de Conduta do ITG foi lançada em Maio de 2008.

Os princípios estruturantes, pelos quais se desenvolve a atividade do ITG, no plano social, cultural, ético e de desenvolvimento sustentado, baseiam-se nos princípios do "Pacto Mundial para a Responsabilidade Social" e são: 

  • Respeito e proteção dos direitos humanos;
  • Respeito pelos direitos dos trabalhadores;
  • Erradicação do trabalho infantil e forçado;
  • Erradicação das práticas discriminatórias;
  • Responsabilidade na defesa e proteção do ambiente;
  • Luta contra todas as formas de corrupção.

Consulte aqui os nossos princípios

 

 

Organograma

ornogramafim.jpg

 

 

ITG

  • Tel : (+351)21 924 98 51*
    *(Chamada para a rede fixa nacional)
  • Email : Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Acreditações

  IPAC18

  IPAC

  IPAC_Pessoas

 dgert png